sábado, 16 de julho de 2011

Windows Básico - Organização

Bom, é estranho começar um blog de informática com este título, Windows - Básico. Mais é isso mesmo. Quero começar apresentando o básico do básico. Trabalho com suporte ha bastante tempo e é interessante como as pessoas ainda têm dificuldades em executar tarefas básicas em suas máquinas.
Neste e nos próximos artigos irei mostrar de forma simples como podemos manter um ambiente organizado e aprender a identificar os mais importantes tipos de arquivos com os quais trabalhamos diariamente.

Vamos iniciar falando um pouco sobre organização na Área de trabalho do Windows. É importante saber que este não é o ambiente mais adequado para salvar seus documentos, mas podemos criar atalhos para estes documentos e organizá-los em pastas a fim de facilitar o acesso a eles.
Abaixo podemos ver alguns dos principais ícones da área de trabalho, a pasta de Documentos, representada pelo nome do usuário que está logado, e os ícones, Computador, Lixeira e Painel de controle. No canto direito temos 3 atalhos para os Diretórios (Musicas, Documentos Pessoais e Filmes) e mais 4 Pastas (Desenvolvimento, Manutenção, Desinger e Nokia) que possuem atalhos para seus respectivos aplicativos ou documentos.
Note que existe também um atalho para o Microsoft Word 2010. Perceba que os atalhos possuem uma pequena seta em seu canto esquerdo que os diferenciam do documento, arquivo ou pasta.
Abrindo a pasta Desenvolvimento veremos os atalhos para as aplicações de desenvolvimento e programação.

O bom de trabalhar com os atalhos é que eles não ocupam espaço e caso você  delete o atalho o arquivo a que ele se refere não será excluído pois como o próprio nome diz o atalho é apenas um caminho mais fácil de chegarmos ao arquivo.
Exemplo, imagine o ícone do Microsoft Word.exe que está no diretório C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Microsoft Office, imagine ter que acessar sempre este caminho apenas para abrir o Word, ou sempre ter que ir em Iniciar , Todos os Programas , Microsoft Office apenas para abrir o Word. Para evitar isso podemos criar os atalhos mais utilizados na área de trabalho com apenas um clique do mouse.
Bom, é isso!
No próximo post irei mostrar como criar atalhos para diretórios e programas em sua área de trabalho.

2 comentários:

Unknown disse...

fala pablo ,legal seu blog ..valeuu,vou dá uma olhada nas dicas direto.valeuuu

Pablo Pinheiro disse...

Opa... estarei sempre postando e se tiver dúvidas pode perguntar blz!!! flw